O Instituto de Oncologia do Paraná – IOP acredita em como o atendimento humanizado ajuda na melhora do processo de cura.
Pensando nisso, possui entre os seus valores o humanismo na relação com o paciente e, a cada ano que passa, a importância deste princípio aumenta ainda mais.
Isso possibilita que todas as pessoas que utilizam os serviços do IOP possam receber o melhor tratamento.
Recentemente, o Instituto implantou o modelo Planetree, conceito que tem como objetivo melhorar o atendimento de saúde a partir da perspectiva do paciente.
Historicamente, a humanização foi um projeto implantado pelo Ministério da Saúde no ano 2000 em toda sua rede.
A expansão de conhecimento e qualidade de atendimento
O objetivo era promover uma nova cultura de atendimento, fazendo com que os profissionais de saúde deixassem de enxergar apenas a doença para enxergar um ser humano.
O projeto visava, também, melhorar o atendimento aos pacientes. A partir de então, a humanização passou a fazer parte dos ambientes hospitalares e clínicos.
Na oncologia a humanização é ainda mais importante, pelo fato de lidar com uma doença carregada de estigma e de muitos mitos e medos.
Mesmo com os avanços da medicina e o aumento das taxas de cura, parte das pessoas ainda associa câncer a dor, sofrimento e morte.
“Vemos hoje que o atendimento humanizado está cada vez mais presente nos hospitais e clínicas. O conceito reforça o cuidado com o paciente, que deve ser visto como um todo, muito além da parte física”, comenta a Oncologista Clínica Thais de Abreu Almeida, que participa dos projetos de Gestão da Qualidade do Grupo IOP.
A humanização abrange todas as possíveis demandas do paciente, como a qualidade do tratamento e também as emocionais, conforto no espaço físico, apoio social, eficiência dos processos, entre outras.
E tudo isso envolve também familiares dos pacientes.
Vale lembrar que a chamada medicina humanizada não depende apenas do médico, mas envolve toda a equipe que trabalha no atendimento, desde a recepcionista até a ponta final, que é a consulta com os médicos.
Ao acolher diversas necessidades do paciente e da sua família, a humanização durante o tratamento oncológico permite criar uma relação mais próxima da equipe multiprofissional com o paciente, encontrando soluções para problemas que podem impactar na qualidade de vida.
Para a médica, “Evidências apontam que quando a humanização é bem trabalhada, há maiores chances de ele aderir ao tratamento, resultando num impacto muito positivo nas taxas de cura”.
Ações visando o cuidado centrado na pessoa
Na reavaliação de seu planejamento estratégico no final de 2019, a diretoria do Grupo IOP percebeu que era o momento de dar um passo além ao falar de Qualidade.
Desta forma, buscamos algo que aproximasse mais a nossa equipe dos nossos pacientes.
Percebemos que, muito do que é preconizado pela certificação Planetree, estava em linha com este desejo e que já vinha sendo praticado em nosso Grupo.
Assim, foi iniciado o projeto implementando novas ações de “Melhorar a Experiência do Paciente” dentro do IOP, segundo Daniel Rodrigues, Gerente da Qualidade do Grupo IOP.
Para tanto, o primeiro passo foi a designação de um Comitê Implementador, onde participam membros da Alta Administração, Operação e uma Paciente, buscando juntos desenvolver ações que façam sentido no cuidado centrado na pessoa.
Bem como a criação do “Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares”, onde participam pacientes e familiares, desenvolvendo uma interação diferenciada nas nossas atividades.
“Esta interação é o foco, onde abrimos espaço não somente para ouvir, mas para agir, unindo expectativas de pacientes e colaboradores com a estratégia da instituição, visando sempre um cuidado holístico”, aponta Rodrigues.
E o Instituto de Oncologia do Paraná reforça que o atendimento humanizado ajuda na melhora do processo de cura.
Não somente para os pacientes, para quem os acompanha, desde familiares e amigos.
Texto por: Instituto de Oncologia do Paraná – IOP



