Agende uma consulta

Paciente: saiba como se preparar para receber quimioterapia

A quimioterapia é uma realidade para grande parte dos pacientes que foram diagnosticados com alguma neoplasia. Os medicamentos quimioterápicos se misturam com o sangue e são levados para todas as partes do corpo, com o objetivo de destruir as células cancerígenas. Esse tipo de tratamento pode ser realizado isoladamente ou combinado com a radioterapia e cirurgia, sempre levando em consideração o local e tipo do tumor e o estágio da doença.

A responsável Técnica de Enfermagem da unidade IOP-Oncoville, Karin K. Dircksen Nóbrega, conta que existem alguns protocolos de quimioterapia que necessitam de preparo prévio, tomando certos medicamentos na véspera ou vitamina B 12, por exemplo. “No dia da aplicação normalmente pedimos ao paciente que venha alimentado e que tome bastante líquido durante o processo. Também recomendamos que na primeira vez venha um acompanhante junto, pois serão repassadas muitas informações sobre como será o tratamento.”

Antes de iniciar a quimioterapia, o paciente passa pelo acompanhamento psicológico, nutricional, enfermagem e da farmácia clínica. São repassadas orientações sobre todos os medicamentos que ele precisa tomar durante o período da quimioterapia e também para evitar certos efeitos colaterais, como náusea, vômito, diarreia, constipação e perda de apetite, por exemplo. “Orientamos o paciente para que ele previna os efeitos, tomando os medicamentos antes das aplicações. Outra informação importante é que se ele sentir algo diferente deve conversar com o médico que o atende ou procurar o médico plantonista”, aponta.

O tempo de duração da sessão de quimioterapia depende do tipo de tumor e da quantidade de medicamentos que deverá ser aplicada, podendo durar de uma hora e meia até dez horas. Quando é uma infusão mais longa o paciente precisa ser internado.  No entanto, independente do tempo de duração, a pessoa poderá contar com uma equipe altamente capacitada para realizar o procedimento com extrema qualidade. “Percebemos que os pacientes acreditam que a quimioterapia é somente realizada de uma maneira, mas cada medicamento utilizado tem um efeito diferente para cada caso, por esse motivo as pessoas devem seguir todas as recomendações médicas”, finaliza.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.