Agende uma consulta

Como combater o enjoo durante o tratamento oncológico

Como combater o enjoo durante o tratamento oncológico

O tratamento do câncer pode acarretar em alguns efeitos colaterais no organismo, variando de paciente para paciente. Entre os mais comuns estão os enjoos. Porém, com o avanço dos tratamentos, algumas situações de desconforto estão mais amenas, mas é fundamental que o indivíduo saiba que para controlar ou amenizar esses efeitos deve seguir corretamente as recomendações da equipe multidisciplinar que acompanha o processo.

A quimioterapia é um dos tratamentos mais indicados para o tratamento do câncer e consiste em uma série de medicamentos administrados em conjunto ou isolados. As nutricionistas Karen Cardoso Inamassu e Vanessa Dreher, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, explicam que cada organismo tem uma capacidade de metabolizar e receber os medicamentos, sendo que uma das principais queixas de pacientes oncológicos é o enjoo, podendo muitas vezes reduzir o apetite e causar desnutrição.

A escolha correta de alimentos pode trazer benefícios para o paciente em tratamento, amenizando os incômodos que podem surgir e, consequentemente, possibilitando uma melhor qualidade de vida.

Confira as orientações das nutricionistas para afastar as náuseas:

– Caso apresente náuseas, é importante que alguém cozinhe para você;
– Evite a ingestão de líquidos junto com as refeições;
– Não se force a ingerir seus alimentos preferidos quando estiver nauseado. Isso pode causar aversão a esses alimentos;
– Congele seu suco de frutas favorito ou água de coco em cubinhos ou chupe picolé de frutas cítricas nos intervalos das refeições ou 40 minutos antes delas. (Essa recomendação deve ser evitada caso se seu tratamento causar uma sensibilidade ao gelado, como no caso da medicação Oxaliplatina);
– Gengibre: o consumo de 1 colher de chá ou 0,5 g de gengibre ralado ao dia, 3 dias antes das sessões de quimioterapia até o final do ciclo, pode reduzir em até 40% a ocorrência de náuseas.

Receita de suco para a prevenção das náuseas

– 1 fatia fina de raiz de gengibre;
– 1 maçã-verde sem semente;
– Água;
Bater os ingredientes no liquidificador, coar e beber gelado ao longo do dia.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.