Agende uma consulta

Endoscopia ginecológica apresenta inúmeras vantagens para as mulheres

Endoscopia ginecológica apresenta inúmeras vantagens para as mulheres

As pacientes que necessitam realizar cirurgias para o tratamento de câncer de ovário, endométrio ou colo do útero, por exemplo, já contam com uma técnica que apresenta diversos benefícios. A chamada endoscopia ginecológica consiste em utilizar o endoscópio para visualizar o interior do abdômen e os órgãos genitais com o objetivo de diagnosticar doenças e realizar cirurgias menos invasivas.

O cirurgião oncológico do IOP, Dr. Reitan Ribeiro, conta que a endoscopia pode apresentar diferentes vertentes, como a videolaparoscopia, que é um procedimento minimamente invasivo utilizado para diagnosticar miomas, cistos e outras doenças que podem se desenvolver no abdômen. Além disso, pode ser feita em pacientes de qualquer faixa etária, desde crianças até idosas, já que utiliza microcâmeras de alta resolução.

Normalmente apenas um procedimento é suficiente para tratar a doença cirurgicamente. “Além de realizar o exame com pequenos cortes, entre meio e um centímetro, a endoscopia também possibilita que a paciente tenha uma recuperação mais rápida, já que quantidade de sangramento durante a cirurgia também é reduzida”, aponta Dr. Reitan.

Outra questão que possibilita o crescimento das mulheres que buscam a endoscopia ginecológica é a questão estética. “Como os cortes são quase imperceptíveis, as pacientes terão mínima mudança estética, situação que tem grande importância em países tropicais como o Brasil”, finaliza.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.