Equipe de Enfermagem do IOP participa do Treinamento sobre Escala de News

9 de junho de 2021

Enfermeiros e técnicos de Enfermagem do setor de Quimioterapia do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP participaram do Treinamento Anual sobre Escala de News. A ação aconteceu in loco, com início no dia 3 de fevereiro, e foi realizada em pequenos grupos, por medida de segurança, até atingir todo o contingente de colaboradores

Ministrado pela enfermeira do IOP Rosângela Ueda, especialista em Oncologia e com vasta experiência no atendimento ao paciente em infusão de antineoplásicos, o treinamento teve como objetivo orientar e atualizar a equipe de Enfermagem sobre a Escala de News, aplicada a todos os pacientes em tratamento com antineoplásicos.

Para a diretora de Enfermagem, Sabrina Nunes Garcia, o treinamento tem como objetivo assegurar a identificação precoce dos sinais de deterioração clínica do paciente, padronizar a avaliação de pacientes com risco potencial de agravo clínico durante a assistência no setor de Quimioterapia, além de garantir segurança ao paciente e à equipe multidisciplinar. “O acompanhamento dos dados que determinam o estado clínico do paciente nos permite identificar precocemente possíveis complicações e atuar de forma rápida nas diversas situações, adotando medidas de prevenção a eventos adversos graves”, cita Sabrina.

A escala NEWS é uma pontuação obtida a partir dos dados do paciente, como pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura corporal e nível de consciência, gerando scores conforme as alterações que o paciente estiver apresentando no momento. É uma ferramenta simples, rápida, que pode ser aplicada pela equipe de Enfermagem e os diferentes valores dos sinais vitais aferidos são convertidos para scores que, depois de somados, traduzem diferentes graus de risco.

A responsável técnica pela Enfermagem da unidade IOP-Oncoville, Karin K. Dircksen Nóbrega, ressalta que “O monitoramento dos pacientes é feito constantemente enquanto estão em atendimento na sala de infusão e a equipe está sempre a postos para atender qualquer tipo de intercorrência. Em todo nosso plantão, contamos com um médico oncologista sempre próximo destinado a atender possíveis intercorrências”.