Enfermeiro Navegador do IOP irá responder e auxiliar o paciente em suas demandas. Entenda.
Sempre buscando oferecer o melhor para os seus pacientes e familiares, o Instituto de Oncologia do Paraná – IOP proporciona o cuidado, também, pelo projeto Enfermeiro Navegador às pacientes com diagnóstico de câncer de mama que foram encaminhados ao corpo clínico.
Tal diagnóstico foi escolhido por ser o de maior prevalência na instituição, e teve seu escopo ampliado para atender todas as pacientes com esse perfil e todos os oncologistas clínicos.
O serviço consiste em atender às necessidades do paciente, identificar barreiras e facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde envolvidos, ajudando a reduzir riscos, complicações, excesso de intervenções e complicações ou dificuldades no gerenciamento de vários profissionais de saúde durante sua jornada.
O propósito principal do projeto é promover ao paciente uma vivência mais humanizada, especializada e acolhedora, dessa forma o paciente pode ter uma melhor experiência do seu tratamento e pode ter seu tempo otimizado no dia a dia.
O serviço da Navegação continua em expansão, e para este ano o objetivo é atender pacientes com outros diagnósticos oncológicos e hematológicos.
A seguir, o Enfermeiro Navegador do IOP, Julio Stalisz, explica cada etapa da Navegação do paciente:
Primeira etapa do enfermeiro navegador
Acontece antes mesmo de o paciente estar na instituição, e consiste na solicitação dos exames já realizados pelo paciente e na discussão do caso clínico com o oncologista, visando otimizar o tempo e proporcionar melhor direcionamento para a consulta.
Segunda etapa
Consiste no atendimento do Enfermeiro Navegador ao paciente e familiares, podendo ser presencial ou por contato telefônico, visando acolher as demandas provenientes da consulta e auxiliar no que for necessário para o encaminhamento delas.
Terceira etapa
É o acolhimento presencial do paciente e familiares. É quando o Enfermeiro Navegador organiza os agendamentos e atendimentos com toda a equipe multiprofissional de acordo com a disponibilidade do mesmo (Projeto IOP Acolher).
Neste momento, os pacientes e familiares recebem todas as orientações relacionadas ao tratamento e aos setores da instituição, visando oferecer todo o suporte necessário que eles precisam, inclusive com avaliações prévias das condições da rede venosa e outras funcionalidades que facilitam a condução da assistência.
Em paralelo ao Projeto IOP Acolher, outras equipes de suporte da instituição realizam o processo de conferência e solicitação do tratamento junto à operadora.
Nesta fase o Enfermeiro Navegador acompanha, também, a liberação do tratamento e, posteriormente, a condução para o agendamento o mais breve possível.
Quarta etapa
Consiste no agendamento da aplicação e no início do tratamento propriamente dito.
Nesta fase, o Enfermeiro Navegador recebe o paciente no dia agendado, realiza seu acolhimento e o acompanha até a equipe de Enfermagem do Centro de Infusões.
Em todo esse transcurso, o paciente tem o serviço da Navegação à sua disposição, estando o Enfermeiro Navegador pronto para responder e auxiliar em qualquer demanda que precisar, sendo a sua referência na instituição durante toda a sua jornada.
Texto por: Instituto de Oncologia do Paraná – IOP



