Estudo recentemente publicado no European Code Against Cancer, vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que com uma dieta equilibrada aliada a comportamentos saudáveis, como cuidados com o peso corporal, prática de atividades físicas, evitar o tabagismo e consumo de álcool, entre outros, é possível aumentar a prevenção contra o câncer em até 18%.
Ainda segundo o estudo, 40% dos tumores em homens e cerca de 60% dos cânceres em mulheres estão relacionados à alimentação.
“Uma das recomendações para a prevenção do câncer é manter seu peso dentro dos padrões considerados saudáveis e evitar o ganho de peso na vida adulta. Excesso de peso na infância e no início da vida é susceptível de ser seguido por excesso de peso e obesidade na idade adulta”, cita a nutricionista Karen Cardoso Inamassu, do serviço de Nutrição do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP.
Consumo saudável
Uma dieta saudável consiste em alimentos à base de frutas, vegetais, leguminosas e ingestão de fibras.
Recomenda-se também que se prefira carne magra, frango ou peixe e também laticínios com baixo teor de gordura.
“Os grãos são bem-vindos, por exemplo, nozes, castanha-do-pará, avelã e amendoim, ricos em óleos saudáveis, assim como as sementes de abóbora, de linhaça e chia, ricas em ômega-3”, diz a nutricionista.
Os grãos inteiros (integrais) são ricos em fibras dietéticas e nutrientes, vitaminas do complexo B, incluindo niacina, tiamina e folato, minerais como zinco, ferro, magnésio e manganês, proteínas, carboidratos e antioxidantes, incluindo ácido fítico, lignanas, ácido ferúlico e compostos de enxofre.
A quantidade e variedade de alimentos e bebidas são diferentes para cada pessoa e depende de alguns fatores como idade, tamanho e estilo de vida.
Há pessoas que têm necessidades incomuns, como atletas ou certos pacientes, mas o que para a maioria de nós constitui uma dieta equilibrada é bastante semelhante.
Alimentos fitoquímicos na prevenção contra o câncer
Os fitoquímicos são agentes antioxidantes responsáveis pela coloração e estão presentes em alimentos naturais amarelos, verdes, vermelhos, roxos ou alaranjados.
Os alimentos fitoquímicos são divididos por suas cores predominantes e são esses pigmentos que trazem benefícios para o organismo, principalmente, ao sistema de defesa do corpo – responsável pela imunidade.
Além da atividade antioxidante, os fitoquímicos atuam no combate ao colesterol ruim, na modulação dos hormônios, redução da pressão arterial e na atividade antibacteriana e antiviral.
Mas seu reconhecimento está mesmo na prevenção de doenças, como o câncer.
Onde encontrar os alimentos fitoquímicos
Antocianina: em alimentos azuis ou roxos, como berinjela, beterraba, repolho e as chamadas “berries” – blueberry, goji berry e cranberry. Atua contra os radicais livres, ajudando na prevenção do câncer e na saúde do coração.
Betacaroteno: está presente nos alimentos amarelos ou alaranjados e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e a diminuir os riscos de doenças degenerativas como o câncer e as cardiovasculares. É rico em vitamina A.
Pode ser encontrado em abóbora, batata-doce, cenoura, damasco, mamão, manga, melão, dentre outras.
Clorofila: está nos alimentos verdes, como legumes, verduras e hortaliças. Fortalece os mecanismos de defesa, fonte de vitaminas A, C e E. Tem ação antioxidante.
Onde encontrar: algas marinhas verde-azuladas, aipo, alface, azeitonas verdes, brócolis, couve, couve-de-bruxelas, ervilha, feijão verde, repolho, salsa.
Licopeno: esse fitoquímico possui ação antioxidante e ajuda a retardar o envelhecimento das células. Está presente nos alimentos vermelhos como goiaba, melancia, pitanga e tomate (preferencialmente cozido, como em preparação de molhos).
Luteína: é encontrada em alimentos verdes. Tem propriedades antioxidantes, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce das células e no fortalecimento do sistema imunológico. A luteína é um carotenoide muito importante para a proteção do DNA.
Texto por: Instituto de Oncologia do Paraná – IOP



