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É hora de comemorar: as festas de final de ano estão chegando, mas atenção com a alimentação

Começou a contagem regressiva para as festas de final de ano. Comidas típicas, o tradicional brinde, sobremesas variadas. Mas vale a recomendação para os pacientes em tratamento oncológico que fazem quimioterapia e/ou radioterapia: cautela na hora de se alimentar. É preciso evitar os excessos durante a alimentação que podem potencializar os efeitos indesejados, como enjoos, náuseas e diarreia. Por isso, evitar as comidas gordurosas é uma boa dica.

De acordo com a nutricionista Karen Cardoso Inamassu, “Vale comemorar muito, sem cometer os exageros à mesa e cuidando com a qualidade da alimentação. Pacientes oncológicos podem estar mais frágeis e suscetíveis a infecções devido à baixa imunidade, por isso é recomendado seguir uma alimentação equilibrada e saudável”, cita.

Acompanhe as orientações da nutricionista para uma boa alimentação:

1. Faça refeições ao longo do dia
Coma normalmente ao longo do dia, independente do horário da festa. Ficar sem comer ao longo do dia pode fazer com que você coma exageradamente ou até mesmo de forma compulsiva.

2. Antes de começar a se servir, observe as opções disponíveis
Quanto maior a variedade de alimentos e preparações disponíveis, maiores as chances de comer de forma inconsciente, por querer experimentar todos os sabores. Por isso, observe as opções e escolha o que realmente o interessa.

3. Evite misturar bebidas
Se puder evitar a bebida alcoólica é melhor. Caso contrário, não misture as bebidas. Aproveite o momento para experimentar drinks sem álcool e com frutas variadas. Importante: a bebida alcoólica só deverá ser consumida com a liberação do seu médico!

4. Cuidado com os aperitivos
Uma boa dica é consumir nozes e castanhas que são oleaginosas típicas das festas de fim de ano. Elas são nutritivas e carregadas de gorduras boas. Só não vale exagerar na quantidade! Além, disso, certifique-se que são frescas e que não há restrição do seu consumo para seu caso.

5. Aproveite o momento e coma devagar
Mude o foco, observe o ambiente, converse com as pessoas, dê risada, desfrute do momento presente. A comida é apenas parte dele. Comer devagar, prestar atenção e saborear cada garfada da escolha feita é uma das ações mais importantes diante da comida. Quando se come rápido e desatento, se come mais.

Confira abaixo algumas receitas de drinks saudáveis para alegrar a sua confraternização:

Drink de frutas

Ingredientes
. 100 ml de suco de cranberry
. 100 ml de suco de abacaxi
. 100 ml de suco de limão
. 100 ml de água com gás
Use uma fatia de limão para decorar o copo.

Feel Pretty

Ingredientes
. 100 ml de chá vermelho com amora
. 8 uvas do tipo Niagara
. Uma colher de sopa de limão espremido
. Gelo a gosto
. Talo de manjericão

Modo de preparo
Em um copo long drink macere as uvas, adicione o suco de limão espremido, o chá vermelho com amora e o gelo. Para decorar e mexer o seu drink, adicione o talo de manjericão.

Coquetéis sem álcool

Em uma panela ferva frutas picadas, sucos, água, canela em pau, noz- moscada ralada e ervas. Deixe esfriar, leve à geladeira. O ideal é servir bem gelado. Saúde!

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