Agende uma consulta

Quem tem câncer pode ter relação sexual?

Quem tem câncer pode ter relação sexual: apoio do parceiro é fundamental

Segundo a Organização Mundial em Saúde – OMS, a sexualidade “é um aspecto central do ser humano ao longo da vida e abrange sexo, identidades e papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução”, e isso também se aplica ao plano de cuidados. Um dos principais dilemas com a sexualidade de um paciente em tratamento oncológico está na insegurança no que diz respeito ao relacionamento afetivo e às possíveis alterações da função sexual, por exemplo. “Para além dessas questões, a sexualidade também tem a ver com afeto, amor, cumplicidade e intimidade, questões que falam sobre a vida e não sobre a doença em si. E sim, quem tem câncer pode ter relações sexuais”, aponta a psicóloga clínica Vivianne Rollo Almeida.

Apoio do parceiro(a)

Quando uma pessoa passa por um tratamento oncológico, há muitas variantes que atuam sejam no campo psicológico como no físico. Mudanças podem ocorrer devido a esse processo de adoecimento e tratamento e que podem afetar a imagem corporal. “Esse é o momento de aceitação do novo corpo, de suas funções, de seu novo ‘eu’. Nessa hora, é muito importante contar com o apoio do parceiro ou parceria para juntos encararem essa nova realidade. Isso ajuda e muito a diminuir o impacto negativo sobre as questões relacionadas ao tratamento e que podem afetar a questão sexual”, diz a psicóloga clínica.

A opinião de Vivianne é corroborada por um estudo realizado em 2018 – Abordagem da sexualidade no cuidado ao paciente oncológico: barreira e estratégias, que mostrou que estar seguro(a) de si, ter uma comunicação efetiva, contar com o apoio da equipe e de seu parceiro ou parceira são elementos essenciais para uma experiência satisfatória mesmo vivenciando um momento de adoecimento.

Tags

O IOP utiliza cookies e tecnologias semelhantes que nos ajudam a fornecer melhor experiência e navegação. Ao clicar no botão “Concordar” ou continuar a navegar em nosso site, você está ciente e concorda com o uso de cookies.